A RELIGIÃO E A POLÍTICA

*Coluna publicada no Blog Brasil Decide dia 3/3/2013


Causou grande frenesi nessa última semana a enorme possibilidade do PSC (Partido Social Cristão) indicar o pastor Marco Feliciano, deputado por São Paulo, para presidir a Comissão dos Direitos Humanos na Câmara.

O nobre deputado é dono de declarações bem “humanitárias” como “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé, é fato”. O deputado também já se disse contra o homossexualismo. Os gays se revoltaram e ele consertou dizendo “Não sou contra os homossexuais e sim o ato do homossexualismo”.

Ah bom deputado, agora ta explicado. Só não está explicado o que vossa excelência tem a ver com o que  os outros fazem na cama. A não ser que tenha sido convidado para um ménage com ativistas ou encontro na surdina. Mas aí basta recusar ou aceitar, afinal, também não nos interessa o que o senhor faz na cama.

Cada vez mais minorias são maiorias contradizendo o fato de serem minorias. Hoje temos os congressistas que defendem as mulheres, os negros, os índios, os gays, os anões, portadores de deficiência, os botafoguenses..Eu que sou branco, hétero e homem devo ter no máximo Paulo Maluf pra me defender o que não é muito legal. 

Evidente que todos esses merecem ter deputados pra defenderem seus interesses. Foram deixados de lado, brutalizados, subjugados por toda a existência. Mas tem minorias que deixaram de ser minoria há muito tempo e assustam. 

Entre eles a principal, a causa religiosa.

O leitor do Brasil Decide que sei que é muito inteligente já notou que as maiores lambanças da história da humanidade têm a ver com religião. Não sou contra religiões, sou contra a falta de interpretação de texto por isso desde a infância me empenhei nessa matéria para ir bem na escola.

Só que nem todo mundo se especializou no assunto e mesmo livros como a Bíblia conseguem ser interpretados das mais diversas maneiras tendo o mesmo texto para todos.

E aí o que vimos na história da humanidade? Irmãos matando e se julgando superiores a outros irmãos desde o tempo do coliseu romano quando cristão virou comida de leão, passando pela Santa Inquisição até chegar a Adolf Hitler que tomou chifre de um judeu e em vez de se juntar a outro traído e montar uma dupla sertaneja decidiu invadir a Polônia e exterminar todos os judeus.

E como eu já disse nesse blog a classe política e nosso congresso são espelhos da sociedade. As igrejas evangélicas cresceram e por conseqüência sua representatividade.

E qual foi o desdobramento disso? Vivemos hoje uma patrulha religiosa ainda silenciosa, mas que com certeza um dia se agitará e não acredito que esse dia esteja longe.

Os pequenos pastores tornaram-se grandes bispos, comandam igrejas holywoodianas e tem canais de tv e rádio. Mas apesar disso ser um grande passo para o domínio, pelo menos da cabeça do povo, isso não basta.

Era preciso fazer vereadores, deputados, senadores, governadores para defender seus interesses bem como fazem os ruralistas e mais recentemente os milicianos.
Com uma mão seguram a Bíblia e com a outra jogam pesado. Tem muito dinheiro para suas campanhas já que a fonte do dízimo não acaba e nas campanhas usam o mesmo discurso da igreja. São contra o aborto, o homossexualismo e as religiões afro.

Dessa forma até Anthony Garotinho foi eleito governador do Rio. Usou a palavra de Deus, mas foi condenado pela mão do homem pra provar que nem toda oração é para o Senhor. Dessa forma também Marcelo Crivella virou senador e ninguém sabe o que ele já fez de bom pelo estado. Com a mão do catolicismo Celso Russomano quase virou prefeito.

E é uma classe poderosa. Uma classe que fez a favorita Jandira Feghali perder eleição para o senado no último dia devido a panfletos anônimos distribuídos em seu nome a favor do aborto.

Como se a mulher não tivesse o direito de fazer o que quiser do seu corpo. Sou contra o aborto, mas a favor da mulher poder decidir.

Como já citei no caso de Russomano não são apenas os evangélicos. O brasileiro é um povo que tem o costume de ir ao terreiro de noite, fazer sacanagem de madrugada e pedir perdão a Deus de manhã numa igreja católica ou evangélica.

A grande maioria dos evangélicos são ex alguma coisa e a grande maioria que é ex alguma coisa não era uma coisa legal antes de virar ex. A igreja católica e uma das instituições mais ricas e poderosas do mundo, se o ouro e as obras de arte do Vaticano fossem doados aos pobres católicos acabava a fome dos seguidores da religião.

Mas não interessa a nenhuma igreja o fim da fome e da miséria, elas acabariam por conseqüência já que o religioso não teria mais ao que pedir na reza.

E é nisso que apostam os políticos religiosos. Assim como Hitler era a salvação de uma Alemanha devastada e humilhada pela guerra eles são a salvação de pobres miseráveis sem nenhuma esperança mais na vida. Recorrem ao Senhor através de intermediários esquecendo que não precisamos de ninguém para entrar em contato com nosso pai.      

Com o dom da oratória e da persuasão o poder desses homens aumenta cada vez mais junto com seus votos e também seu poder de barganha. Todo político em segundo turno tem que beijar mão de padres e pastores se quiser vencer. Tocar em assunto como aborto e união civil entre homossexuais? Nem pensar. Tem que mostrar o plano de campanha para os líderes evangélicos e no caso de uma eleição presidencial até ao Papa como Lula fez.

O Brasil, por incrível que pareça, é um estado laico, mas não é assim que se comporta. Aliás, o Brasil prega muitas coisas que não coloca em prática.

Eu não sei como será o futuro das religiões afro ou de minorias como gays com esse avanço religioso na sociedade e na política, só sei como não será.

Com a igualdade e o respeito ao próximo que Jesus sempre pregou. Aliás, se existissem advogados no céu com certeza Jesus já teria processado muita gente por uso indevido de imagem.

Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023