SIM. NÓS LIGAMOS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA


Dois anos atrás escrevi para o blog Ouro de Tolo uma coluna após o fiasco da Copa América intitulada “Quem liga para a seleção brasileira?”. Semanas atrás republiquei essa coluna aqui quando começava a Copa das Confederações. Hoje merece uma continuação com a resposta.

Sim. Nós Ligamos para a seleção brasileira.


Nossa relação com a seleção brasileira é de amor. A seleção cinco vezes campeã mundial, a amarelinha como diz Zagallo sempre foi o maior orgulho desse país. Aquele momento em que o Brasil dá certo, não abaixa a cabeça para ninguém. Onde somos fortes.

Os meus maiores choros como torcedor não foram com o Flamengo e sim com a seleção brasileira. De tristeza em 1986, abraçado com minha mãe, não acreditando que o sonho acabara. De alegria em 1994 quase tendo um enfarte na hora dos pênaltis e chorando copiosamente quando o Baggio chutou pra fora e começou a tocar a música do Senna.

É tetra!! É tetra!! Nunca mais esquecerei dos gritos do Galvão. Eu chorando em desespero e minha mãe chorando e me abraçando nervosa pedindo que eu me acalmasse.

Aqueles momentos estarão nas últimas lembranças de minha vida, antes de fechar os olhos pela última vez junto com o primeiro samba-enredo ganho, o primeiro beijo apaixonado, a primeira vez que fiz amor com a mulher da minha vida ou o nascimento da Bia.

E não sou apenas eu que passo por isso. Como eu disse acima o povo brasileiro, tão sofrido, mal tratado e humilhado pelas copas do mundo do dia a dia sempre se sentiu vingado pelos 11 que entravam em campo nos representando “todos juntos vamos, pra frente Brasil, salve a seleção”. O Brasil de Ademir, Zizinho, Pelé, Garrincha, Didi, Nilton Santos, Gerson, Rivelino, Jairzinho, Zico, Falcão, Sócrates, Romário, Bebeto, Rivaldo, Ronaldo e quem sabe o Brasil de Neymar.

E por isso estávamos com raiva. Por isso nos afastamos, por isso em um dia bisonho, onde não respeitaram essa camisa perguntei “Quem liga para a seleção brasileira?”.

Dirigentes, treinadores e jogadores afastaram a seleção de seu povo. Renegaram esse amor jogando de forma displicente, afastando o time de sua gente transformando o Emirates Stadium em sua casa.

Seleções que pareciam cumprir obrigação. Que perdiam copas do mundo e sorrindo trocavam camisas com adversário. Jogadores sem alma, sem raça, fracos que chutavam pênaltis pra fora e nem se envergonhavam disso. Corrupção na CBF. Dirigentes que roubaram dinheiro, roubaram medalhas, roubaram a dignidade e a emoção que sempre rondaram a seleção brasileira.

Tiraram a seleção daqui fazendo dela um corpo estranho. A seleção virou aquele pai ausente que quando chega em casa o filho não reconhecia. A gloriosa seleção brasileira passou a ser chamada de “A seleção da CBF”. Ricardo Teixeira e José Maria Marin viraram nossos representantes, os símbolos maiores do que a seleção representava. 

Um Brasil estranho surgiu. Enquanto nossa seleção decaía o país melhorava, a economia reagia, pessoas conseguiam empregos e melhorar padrão de vida, suas casas e conseguiam viajar. Precisava ser assim? Não dá pra ser feliz em tudo?

A raiva com o modo que tratavam a seleção começou a virar desprezo que é o pior dos sentimentos. Como relatei na outra coluna quando o Brasil foi eliminado da Copa América eu nem vi o jogo e o pior de tudo que uma copa no Brasil se aproximava. Justo em uma copa no Brasil, com a chance de reverter a tragédia de 1950 passaríamos por tudo isso?

Não. Não passaríamos porque mesmo com os desmandos, a roubalheira, a falta de amor muitas vezes e o péssimo futebol jogado essa camisa amarela pesa demais. Quando quem é escolhido para representar essas cores, essa tradição reconhece seu tamanho e sua importância as coisas mudam.

Quando o povo percebe que mesmo não sendo brilhantes as pessoas que estão ali nos representando têm tanto amor quanto quem torce ele pega a seleção no colo.

Isso aconteceu nessa copa das Confederações. Nós ganhamos várias dessa competição antes, não foi apenas o ato de vencer, foi o ato de amar.

Enxergar na comissão técnica e nos jogadores o amor que temos. Ver que tinha ali garotos que precisavam de apoio, que dividiam cada bola não apenas por eles, mas por Preguinho e Domingos da Guia lá nos aos 30 até o mais humilde torcedor de hoje. Que a seleção que eles representavam sempre foi o maior elo de um país tão diferente, de tantas culturas, jeito de falar, de agir.

A seleção canarinho fez pessoas que lutavam e eram torturadas por nossa liberdade nos anos 70 torcer e vibrar com os gols de Pelé e fez pessoas que agora foram às ruas lutar por 20 centavos e por um Brasil melhor perceber que pode sim lutar por um Brasil melhor em campo e fora dele ao mesmo tempo. 

Hoje o Brasil dorme feliz. Feliz por ter acordado em seu dia a dia e por ver a sua seleção, seu maior orgulho, renascer.

Bem vinda de volta maior seleção de futebol do planeta!!!


Estávamos morrendo de saudades.



TEXTO RELACIONADO:

QUEM LIGA PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA?




Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vc foi perfeito em seu texto. Tb sempre irei me lembrar q minhas maiores alegrias de futebol foram com a Seleção e minhas maiores tristezas tb. Sou Vasco e vi o timaço q ganhou Brasileiros, Libertadores, Cariocas e Rio-SP's, mas nada pode se comparar à 93 (minha primeira vez no Maracanã pra ver a Seleção: Brasil 2x0 Uruguai), 94 (Grazie Baggio), 97 (como esquecer os 3x1 na Bolívia e as palavras de Zagallo?), 98 (tudo bem q tivemos um Zidane no caminho, mas o q foi Cláudio Taffarel naquela Copa?), 99 (e a esperança de ver um novo melhor de todos os tempos: Ronaldinho Gaúcho), 2002 (a ressurreição de um ídolo: Ronaldo), 2004 (o surgimento épico de Adriano diante de uma soberba Argentina), 2005 (aquele time tinha q ter ido pra Copa de 06), 2007 (e começa a nova Era Dunga em cima de mais uma goleada na Argentina), 2009 (o último lampejo de Kaká), 2010 (sim, pq não? 45 minutos ruins não apagam um trabalho bom q vinha sendo feito) e agora essa vitória. Dez anos depois, eu, de novo, num momento mágico no Maracanã. Um 3x0 pra calar a boca de muita gente. Pra lavar a alma de quem ainda gosta de ser brasileiro e dizer: 'Tic-Taka? Aqui é Tico-tico no fubá, parceiro! Quer jogar, quer jogar? O Brasil vai te ensinar'.
    Seleção sempre foi nosso motivo de orgulho, de arrumar um motivo pra vestir a camisa do Careca, do Romário, do Bebeto, do Ronaldo, do Rivaldo, do Ronaldinho Gaúcho, do Kaká, e agora, Fred, Neymar, Paulinho, Hernanes e ir jogar bola na rua sonhando em vestir uma com o seu nome.
    Minha emoção com a Seleção é parte da minha história e de mais uns milhõezinhos espalhados por esse Gigante chamado Brasil. Q o povo continue protestando, se una à Seleção e seremos todos um só. 2014 pode ser bem mais fácil. No mínimo, mais divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi perfeito. Listou inúmeros exemplos de emoção com a seleção brasileira e o dia de ontem se junta à eles. Sem ufanismo e pachequismo, apenas reconhecendo a importância da seleção brasileira pra esse país

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA