O CLUBE DOS 23: VITÓRIA




A série “Clube dos 23” prossegue hoje falando do Vitória da Bahia.
O Esporte Clube Vitória (conhecido apenas como Vitória e cujo acrônimo é ECV) é um clube multiesportivo brasileiro sediado na cidade de Salvador, no estado da Bahia, e fundado em 13 de maio de 1899 com o nome de Club de Cricket Victoria mudando para Sport Club Victoria em 1903 e finalmente, para o atual nome em 1946. Suas cores são o vermelho e o preto e seu mascote é o Leão. 

Foi o primeiro clube social nacional a ser fundado apenas por brasileiros e um dos primeiros clubes do Brasil a praticar o futebol, esporte no qual obtém maior destaque. O Club de Cricket Victoria, nome com o qual foi fundado numa alusão à região em que seus fundadores moravam, o Corredor da Vitória, também foi o pioneiro em diversos esportes na Bahia e no Nordeste, como o voleibol, a natação, o polo aquático, o basquetebol e outros.

Passado um longo período ruim, em especial a década de 1970, destaca-se a construção do seu estádio particular, o Barradão, no ano de 1986. Fato que tornou-se um divisor de águas na história do clube, que passou a usar o local como um de seus grandes incentivadores, tanto para o time, como para a torcida. 

Desde a inauguração do seu estádio o Vitória rapidamente consolidou-se em âmbito estadual e regional, em especial nas últimas duas décadas, tanto em termos financeiros, quanto em conquistas esportivas. Neste período, o clube rubro-negro conquistou quatro títulos da Copa do Nordeste (além de mais um conquistado na década de 70), tornando-se pentacampeão e maior vencedor deste torneio regional e estabeleceu um amplo domínio no Campeonato Baiano conquistando quatorze títulos nas últimas vinte edições do estadual, contra apenas cinco do seu arquirrival, o Esporte Clube Bahia.

No total o Vitória possui atualmente vinte e sete títulos baianos, sendo o último deles conquistado na edição de 2013. Destacam-se também as campanhas do "Leão da Barra" nos Brasileirões de 1993 e 1999, competições em que terminou em 2° e 3° colocado, respectivamente e nas edições da Copa do Brasil de 2004 e 2010 onde foi quarto colocado e vice-campeão, respectivamente, tornando-se o único clube do estado a avançar às semifinais e chegar à final deste torneio. É importante destacar também que todas estas campanhas ocorreram após a construção do Barradão, evidenciando a importância do estádio na história recente do clube.

O Vitória é o único clube do estado que possui títulos internacionais. São os títulos do Torneio Senegal-Brasil de 1992 e do Troféu Cidade de Valladolid de 1997, sendo o único clube do Norte/Nordeste bicampeão internacional (além do Vitória, também o Santa Cruz e o Clube do Remo que conquistaram cada um, um título internacional). 

Além disso, o Vitória também fez a melhor campanha de um clube baiano numa competição oficial da Conmebol, sendo 5° colocado na Copa Conmebol de 1997. Na mais recente competição criada, a Copa Sul-Americana, o rubro-negro obteve seu melhor resultado na edição de 2010, alcançando as oitavas de final, um feito nunca igualado por nenhuma outra equipe nordestina até então.


FOTOS:

Uma das primeiras partidas do Vitória.


Um dos primeiros BA-VIS


Alex Alves


Alex Silva


Anderson Martins


Bebeto


Dida


Dudu Cearense 


Fabio Costa


Felipe


Obina


Vampeta


VÍDEOS:

Campeão baiano 1972


Campeão baiano 2000


Campeão baiano 2008


Campeão baiano 2010


Campeão do Nordeste 2010 


Campeão baiano 2013 


Vice campeão brasileiro 1993


Taí um pouco da história do Vitória, que faz um bom campeonato brasileiro em 2013. 


Semana que vem continuamos no estado falando do Bahia. 


O CLUBE DOS 23:  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA