O CLUBE DOS 23: CORITIBA




Hoje “O clube dos 23” prossegue na região Sul e chega ao Paraná pra falar do Coritiba.

Coritiba Foot Ball Club é um clube desportivo brasileiro da cidade de Curitiba no estado do Paraná. Popularmente chamado de Coxa, foi fundado em 1909 por imigrantes alemães, é o 1º time paranaense e também 1° clube alviverde do Brasil.

O Coritiba é o atual recordista mundial de vitórias consecutivas (24), feito alcançado entre fevereiro e maio de 2011. O Coxa foi o primeiro time do Sul do Brasil a ganhar um torneio de cunho nacional, o Torneio do Povo de 1973. No Paraná, foi o primeiro a conquistar um Campeonato Brasileiro da Série A e a disputar as duas principais competições do continente, a Copa Libertadores da América e a Copa Sul-Americana. Na segunda maior competição do país, a Copa do Brasil, o alviverde também foi pioneiro, visto que é o único clube do Estado a ter chegado às semifinais do torneio em 1991, 2001, 2009, e às finais em 2011 e 2012.

É o clube paranaense mais bem sucedido no que se refere a títulos estaduais, suas 37 conquistas (maior campeão do estado) excedem à soma de títulos de seus maiores rivais, com uma média de um título a cada três anos e uma final a cada dois anos. Além disso, é o único hexacampeão paranaense: 71, 72, 73, 74, 75 e 76, e o atual tetracampeão: 2010, 2011, 2012 e 2013. É o clube paranaense que mais jogou a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, com 35 e 18 participações respectivamente, é também o clube que mais disputou o Campeonato Paranaense, participou de todas as edições, exceto a de 1922, no confronto direto possui vantagem sobre todos os seus rivais. Possui ainda 1 Campeonato Brasileiro de Futebol, conquistado em 1985 e 2 Campeonatos Brasileiros da série B, conquistados em 2007 e 2010.

Esta em 1º lugar no ranking da FPF, em 11º no ranking da CBF , em 82º no ranking da Conmebol, e em 113° no ranking da IFFHS (1° paranaense em ambos os rankings). Suas categorias de base estão em 3° lugar no ranking nacional. 

Atualmente, o Coritiba possui parcerias com Benfica e Porto de Portugal, Chivas Guadalajara do México, Daegu da Coreia do Sul e VVV-Venlo da Holanda, que inclui empréstimo e intercâmbio de atletas. O Coritiba também é o primeiro clube de futebol do Sul do Brasil a apoiar o futebol americano. Da parceria entre o Coritiba e o Barigui Crocodiles nasceu o Coritiba Crocodiles, pentacampeão estadual e bicampeão da conferência Sul.

Com seus mais de 33 mil associados, o Coritiba possui um dos maiores quadros de sócio-torcedores do Brasil, sendo o maior do Paraná, e o terceiro maior do Sul do Brasil. Com isso, o clube já arrecada mais com o programa de sócio-torcedor do que com direitos de transmissão de TV. 

Em 2012 o Coritiba apresentou a Nike como nova fornecedora de material esportivo do clube, sendo está a de maior valor de sua história, ultrapassando 1 milhão de dólares

Em 2012 o Coritiba se tornou o primeiro clube da América-Latina a receber o prêmio Football Business Awards de marketing, realizado em Londres, sobre organização dos principais clubes europeus. O prêmio foi dado pela campanha O Mais Vitorioso do Mundo, referente a série de vitórias consecutivas em 2011 que deu ao clube o recorde pelo Guinness Book.

Em 2013 o Coritiba apresentou a Caixa Econômica Federal como seu novo patrocinador master, sendo está o de maior valor da história do clube, ultrapassando os 6 milhões de reais. A parceria representou um certificado de transparência para o clube, comprovando que ele não tem mais dívidas com o governo federal e nem impostos a pagar, já que essa quitação era uma das exigências. 

De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes, a marca do clube é a décima terceira de maior valor no Brasil, e a de maior valor do Paraná, ultrapassando os 92 milhões de reais.

Fotos:

Estádio Couto Pereira

 
Time de 1978


Dirceu


Pedro Rocha


Oberdan


Rafael


Lela


Dida


Tcheco
 

Alex


Vídeos:

Campeão paranaense 1999


Campeão paranaense 2003


Campeão paranaense 2010


Campeão paranaense 2013


Campeão brasileiro serie B 2007


Campeão brasileiro série B 2010


Campeão brasileiro 1985


Bem. Aí está um pouco da história do Coritiba que luta nesse campeonato brasileiro 2013 para se manter na série A. 


Semana que vem continuamos no Paraná falando do Atlético Paranaense.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA