O CLUBE DOS 23: FLAMENGO




E chegamos ao 23° clube para falar do mais querido do Brasil e do meu coração. O Flamengo.

O Clube de Regatas do Flamengo (mais conhecido simplesmente como Flamengo, e popularmente pelos apelidos de Mengo, Mengão e Fla) é uma agremiação poliesportiva brasileira com sede na cidade do Rio de Janeiro. O clube foi fundado para disputas de remo em 17 de novembro de 1895.
Hoje é um dos clubes mais bem-sucedidos no futebol brasileiro e é o clube mais conhecido e popular em todo o Brasil, tendo a maior torcida de futebol do mundo com cerca de 39,1 milhões de torcedores. Foi fundado no bairro de mesmo nome, mudando-se para o bairro da Lagoa na primeira metade do século XX.

Apesar de ter sido fundado como um "clube de regatas" o esporte mais tradicional no Flamengo é o futebol. Único clube carioca campeão da Copa Intercontinental, é também a equipe mais vitoriosa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, com 33 títulos. Além do remo e do futebol outra modalidade de destaque no Rubro-negro Carioca é o basquetebol, onde a equipe masculina foi tricampeã nacional, campeã sul-americana em 2009 e campeã da Liga das Américas em 2014. 

Sua atuação no futebol iniciou-se em 1912. Suas maiores glórias neste esporte são a Copa Intercontinental e a Copa Libertadores, ambas conseguidas em 1981, na equipe que contava com nomes como o técnico Paulo César Carpegiani e os jogadores Júnior, Adílio, Tita e liderados por Zico, considerado o maior ídolo da história do clube.

Detém o recorde de maior vencedor do Campeonato Carioca de Futebol com 33 títulos, sendo conquistado em cinco oportunidades o tricampeonato estadual. Em 26 de julho de 2009 tornou-se o primeiro clube a atingir a marca de mil jogos na Primeira divisão do Campeonato Brasileiro

Junto ao Botafogo de Futebol e Regatas detém a maior sequência invicta do futebol brasileiro com 52 partidas em 1979. O próprio Botafogo, além do Fluminense Football Club e do Club de Regatas Vasco da Gama, são os grandes rivais esportivos do time ao longo da história.

É o clube com o maior número de torcedores do Brasil, como indicam pesquisas do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística e Datafolha. Estima-se ter uma torcida entre 33 e 40 milhões de torcedores só no Brasil. É também o detentor da página mais curtida das Américas entre clubes de futebol na maior rede social do mundo, o Facebook.

O Flamengo foi eleito, ainda, numa pesquisa feita pela FIFA, o nono maior clube do século XX, segundo maior do Brasil e quarto maior das Américas. Já o ranking da Confederação Brasileira de Futebol coloca o Flamengo  atualmente em terceiro lugar, com 14 976 pontos. Em 9 de março de 2007, foi sancionada pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, a Lei Estadual 4 998/2007, instituindo o "Dia do Flamengo", festejado no estado em 17 de novembro, data da fundação do clube.

Também em 2007 o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, tombou a Torcida do Flamengo como Patrimônio Cultural da Cidade, por promover espetáculos de alegria no Maracanã e em diversos estádios, instituindo também, em 17 de outubro de 2007, o Dia do Flamenguista, comemorado em 28 de outubro, mesmo dia do padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu

De acordo com a empresa BDO RCS Auditores Independentes a marca do clube é a segunda de maior valor no Brasil, ultrapassando os 855 milhões de reais e ficando muito próximo ao São Paulo (com 848 milhões) e distante do Corinthians (com 1,1 bilhão).

Fotos:

Gávea


Ninho do Urubu


Adílio


Adriano


Aldair


Andrade


Bebeto


Benitez


Biguá


Dequinha


Dida


Domingos da Guia


Doval


Evaristo


Jorginho


Júnior


Leandro


Leonardo


Leonardo Moura


Leônidas da Silva


Lico


Modesto Bria


Mozer


Nunes


Petkovic


Raul 


Renato


Romário


Ronaldo Angelim


Rondinelli


Rubens


Valido


Zizinho


Cláudio Coutinho 


Paulo Cesar Carpegiani


Carlinhos


Zico


Zico


Zico


Zico


Zico



Vídeos: 

Campeão carioca 1978


Campeão carioca 1981


Campeão carioca 2001


Campeão da Copa do Brasil 1990


Campeão da Copa do Brasil 2006


Campeão da Copa do Brasil 2013 


Campeão brasileiro 1980



Campeão brasileiro 1982


Campeão brasileiro 1983


Campeão brasileiro 1987


Campeão brasileiro 1992


Campeão brasileiro 2009


Campeão da Libertadores 1981


Campeão mundial 1981



Aí está um pouco da história do Flamengo que não faz um bom começo de campeonato brasileiro.


Semana que vem, na semana de início da copa do mundo, “O Clube dos 23” chega ao fim em uma edição especial em homenagem ao time mais vitorioso da história do futebol. A seleção brasileira. 



O CLUBE DOS 23 (CLUBE ANTERIOR)

CORINTHIANS  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA