A NOVA VOLTA DA ERA DUNGA




E ele voltou. Como todos já sabem Dunga é o novo técnico da seleção brasileira e com ele volta de novo a “Era Dunga”.

Dunga que foi responsabilizado pelo fracasso da seleção brasileira na copa de 1990. Seu futebol sempre foi de pouca técnica e muita força. Um jogador voluntarioso, guerreiro e incapaz de fazer três embaixadinhas virou símbolo de uma seleção que jogava feio, defensivamente e pensava muito em dinheiro, patrocínios e pouco em futebol.

Foi eliminada nas oitavas pela Argentina, numa copa inexpressiva que nem a Argentina ganhou, mas mesmo assim eles insistem em lembrar em músicas.

Foi afastado da seleção só voltando em 1993 debaixo de crítica. Mas ali deu a volta por cima. Mostrou todo seu poder de liderança e chegou até a armar jogadas da seleção. Tornou-se um dos pilares da equipe e virou capitão da mesma durante a copa de 1994 com a barração de Raí.

Deu a volta por cima. A seleção foi campeã do mundo e coube a Dunga a honra de levantar a taça e fotografado e filmado pelo mundo inteiro desabafar contra a perseguição sofrida.

Continuou ainda alguns anos na seleção e de forma bem sucedida. Tinha suas polêmicas como uma discussão quase briga com Bebeto na copa de 1998, mas foi o capitão que conduziu o Brasil a mais uma final de copa do mundo. 

Podia ali ter encerrado sua história com a seleção, uma bela história de volta por cima. Mas aí teve 2010.

Voltou como técnico da seleção em 2006 por ter a aura de grande capitão e uma forma de satisfação que a CBF dava a sociedade devido a bagunça da copa na Alemanha. Botou austeridade, renovou o time e começou a preparar o Brasil para a copa de 2010.

Não foi brilhante, mas foi vencedor. Ganhou Copa América, Copa das Confederações, medalha de bronze nas Olimpíadas, teve grandes resultados contra Uruguai e Argentina jogando na casa dos adversários e bem ou mal o time ganhou um padrão. 

Jogava feio, na defesa, mas dava certo. Só que existiam alguns problemas. Um continua até hoje e não há expectativa de melhora. A entressafra que vive o futebol brasileiro. Não surgem grandes jogadores. Não temos mais por uma série de motivos todo aquele talento que nos acostumamos.

E Dunga é rancoroso. Não tiro a razão dele porque só quem sofre na pele pode dizer o que é. Dunga nunca perdoou a imprensa por 1990 e deixou isso bem claro no período entre 2006 e 2010 tendo uma série de desavenças com jornalistas. Até com Alex Escobar que é uma dama.

O rancor de um lado virou a vingança do outro. Mesmo não sendo brilhante o Brasil fez uma copa segura e fez um belo primeiro tempo com a Holanda. Mas um segundo tempo ruim com a eliminação surgindo fez o mundo cair na cabeça de Dunga.

Dunga voltava a 1990.

Até que essa semana todos foram surpreendidos com sua volta. Uma nova volta.  

A imprensa, claro, bateu muito. Usando muito mais argumento sobre a personalidade de Dunga que sua conduta como treinador. Não há muito o que falar da história de Dunga na seleção brasileira. Um cara que ganha copa do mundo e é vice em outra, ganha duas medalhas olímpicas, copa das confederações e uma série de Copas Américas é um dos maiores vencedores da história do futebol brasileiro.  

Poderiam falar de algumas convocações equivocadas que ele fez, sobre não levar Neymar e Ganso pra copa e do futebol feio que a seleção apresentou mesmo dando resultado por um tempo. Mas preferem bater na tecla da personalidade e do trato com a imprensa mostrando que o amargor vem dos dois lados. 

A verdade é que o Dunga não gosta da imprensa e a imprensa não gosta do Dunga. A segunda verdade é que mesmo não sendo racional Dunga tem todo o direito de não gostar da imprensa, mas a imprensa não tem o direito de gostar ou não gostar de alguém, não tem o direito de perseguir. Tem que informar.

Não é o técnico dos meus sonhos, longe disso, mas nenhum técnico brasileiro é. Acho o técnicos brasileiros ultrapassados e todos parecidos. Futebol feio, pragmático, que joga pelo 1x0. Todos são “Dungas”, alguns com mais capacidade, outros menos.   

Queria um técnico estrangeiro, alguém que trouxesse um novo conceito para o futebol brasileiro. Queria mais ainda uma mudança de comando na CBF e no futebol brasileiro. Mas isso é pedir demais.

Respeito a história de Dunga, nunca ouvi nada que desabonasse sua conduta, seu caráter então desejo toda a sorte do mundo ao capitão do tetra. Que essa volta da “Era Dunga” seja uma nova volta por cima.

Em 2018 saberemos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA