quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

SOBE O SOM ESPECIAL: ANTÔNIO CARLOS JOBIM





Nessa sessão especial “Sobe o som” homenageia um dos maiores artistas de nossa história na semana que se completa 20 anos de sua morte.

Antônio “Tom” Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (Rio de Janeiro, 25 de janeiro de 1927 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1994), mais conhecido como Tom Jobim, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone, e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova.

Nascido no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (na época Distrito Federal), Tom mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas.

Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica dodecafônica no Brasil.

Então vamos lá que hoje o "Sobe o som" é "biscoito fino" !!

Sobe o som pro maestro soberano e seus grandes convidados!! Sobe o som Antonio Carlos Jobim!!


A felicidade


Wave


Pelas luz dos olhos teus


Luiza


Só tinha que ser com você


Águas de março


Eu sei que vou te amar


Chega de saudade


Se todos fossem iguais a você


Samba do avião


Copacabana


Insensatez


Desafinado


Sabiá


Samba de uma nota só


Aí está um pouco da obra do imortal maestro soberano. Semana que vem voltamos a programação normal com o prometido encontro entre Nirvana e Guns N`Roses.


Enquanto isso vamos ficar com a maior música da história do Brasil.


Porque tudo é tão triste..


A beleza que existe..


Ah se ela soubesse que quando ela passa..


O mundo inteirinho se enche de graça..



E fica mais lindo por causa do amor..



..Ele merece todas as homenagens



ARQUIVO:

SOBE O SOM

2 comentários: