CINEBLOG: EM ALGUM LUGAR DO PASSADO


Cineblog estreia 2016 com um filme que é muito especial para mim, sem dúvidas está no top 5 da minha vida e é uma das histórias que mais me emocionam (e me fizeram chorar). Umas das mais bonitas histórias de amor já filmadas e com uma das mais belas e tocantes trilhas sonoras.


Cineblog orgulhosamente apresenta:


Em algum lugar do passado



Somewhere in Time (br: Em algum lugar do passado; pt: Algures no Tempo), é um filme de 1980 do gênero drama e ficção científica, com a direção de Jeannot Szwarc. O filme é baseado no romance de Richard Matheson originalmente publicado com o título de Bid Time Return em 1975 e mais tarde republicado como Somewhere in Time.


Sinopse



O filme retrata a vida de um jovem que retorna ao passado para resgatar uma mulher que, no presente, diz ser o seu grande amor. A história tem início no ano de 1972, quando o jovem dramaturgo, Richard Collier (Christopher Reeve), conhece uma idosa senhora que lhe entrega um relógio de bolso, seguido da enigmática e desconexa mensagem "Volte para mim". 8 Anos depois do episódio, em 1980, desejando espairecer, Collier viaja para um hotel grandioso e antigo, no qual vê a foto da atriz Elise Mckenna (Jane Seymour), por quem apaixona-se perdidamente. No entanto, a fotografia é do ano de 1912, e o jovem decide então encontrar uma forma de voltar ao passado para encontrá-la.

Em suas pesquisas sobre a vida da atriz, descobre que ela se tratava, na realidade, da senhora que lhe dera o relógio 8 anos antes, o que lhe dá a certeza de que ela, de fato, já o conhecia em sua época. Descobre ainda que Elise morrera na mesma noite em que lhe dera o relógio; além disso, ela possui uma réplica do hotel em que estava sua foto, com a melodia de Rachmaninoff, sua favorita, além de livros sobre viagens no tempo.

Tais revelações o inserem num clima de mistério e determinação para encontrar sua amada. Ele procura um antigo professor seu, Dr. Gerald Finney, que já escrevera sobre a possibilidade de viajar através do tempo. Finney lhe relata que já tentara realizar tal viagem por meio de uma projeção hipnótica, porém, não havia sido muito bem-sucedido, dizendo que apenas por alguns instantes conseguira romper a barreira do tempo. Segundo cria, isso acontecera porque, apensar de tentar se auto-sugestionar, havia vários detalhes ao seu redor que o lembravam que ele estava no tempo presente. Finney diz a Richard que não tinha a intenção de voltar a fazer qualquer tentativa neste sentido, mas caso o fizesse, ele tentaria eliminar completamente qualquer evidência da época atual que estivesse ao seu redor e o fizessem duvidar que estava na época para a qual projetara a sua mente.


Richard, então, trata de planejar minuciosamente a sua viagem pelo tempo. Adota o corte de cabelo característico de 1912, compra um terno confeccionado no mesmo ano, afasta de seu quarto todas as coisas que poderiam despertar lembranças da época presente e grava sua voz em playback para ajudar a convencer-se de que está em 1912. Na primeira tentativa, Richard descobre que de fato conseguira voltar ao passado ao encontrar sua assinatura no livro de registro do Hotel em 1912., Ainda mais convicto de que conseguiria seu intento, ele realiza outra vez a sessão de auto-hipnose e consegue de fato retornar ao passado, encontrando Elise, vivendo momentos de amor e companheirismo, numa sintonia que rebate o fato de se conhecerem há pouco tempo

Em meio à temática romântica e fantasiosa do filme, são deixados pequenos enigmas ao longo do filme, a exemplo da origem do relógio: ele foi dado a Richard por Elise, que, por sua vez, o recebeu de Richard, criando um paradoxo proposital no enredo.


Elenco




Christopher Reeve .... Richard Collier
Jane Seymour .... Elise McKenna
Christopher Plummer .... William Fawcett Robinson
Teresa Wright .... Laura Roberts
Bill Erwin .... Arthur Biehl

George Voskovec .... Dr. Gerald Finney


Prêmios e indicações


Prêmios 

Saturn Awards

Melhor filme (categoria fantasia): 1981
Melhor música: John Barry (1981)
Melhor figurino: Jean-Pierre Dorleac (1981)
 Festival de Cinema Fantástico de Avoriaz

Prêmio da crítica: 1981
 Fantafestival

Melhor filme: 1981
Melhor ator: Christopher Reeve: 1981

Indicações 

Oscar

Melhor figurino: Jean-Pierre Dorleac (1980)

Golden Globe

Melhor trilha sonora: John Barry (1981)

Saturn Awards

Melhor ator: Christopher Reeve (1981)
Melhor atriz: Jane Seymour (1981)


Cineblog volta semana que vem com o controverso "O último tango em Paris".


O amor vence tudo. Até o tempo, a distância e a morte.



CINEBLOG ANTERIOR:

O ÚLTIMO AMERICANO VIRGEM

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023