CINEBLOG: XANADU


Cineblog hoje fala de um filme que na época foi considerado um desastre e hoje é chamado de cult. Tem uma trilha sonora marcante e genal Gene Kelly.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


Xanadu



Xanadu é um filme musical estadunidense de 1980 estrelado por Olivia Newton-John e Gene Kelly.


Sinopse e produção



O filma conta a história sobre um jovem pintor, inspirado por uma musa a abrir, junto com um empresário aposentado, a boate-disco que dá título ao filme.

Xanadu teve sua pré-produção iniciada com um musical para faturar na moda do Roller Disco, modalidade de patinação artística com música disco, muito popular no final dos anos 70. Porém, outros estúdios se adiantaram e produziram filmes semelhantes, como Roller Boogie, da United Artists, e Skatetown, U.S.A., da Columbia Pictures. A partir daí, Xanadu começou a ser trabalhado como um filme que iria misturar elementos dos anos 40, como as Big Bands, com elementos dos anos 70 e 80, como sintetizadores, patins e disco music. A partir daí, o elenco começou a ser formado.

Em meados de 1978, Olivia Newton-John teve sua carreira alavancada com o sucesso de Grease - Nos Tempos da Brilhantina. Entre os projetos oferecidos estava o de Xanadu. Ela aceitou, e a produção logo recebeu status, graças à fama de sua protagonista. O mesmo aconteceu com seu par romântico, Michael Beck. Após ser revelado em outro filme do produtor Joel Silver, The Warriors, Beck foi convidado por Silver para ser um dos protagonistas do novo projeto.

Logo após, os produtores contataram Gene Kelly para ser um dos protagonistas. Kelly, uma lenda viva do cinema musical, astro de filmes como Cantando Na Chuva, aceitou o papel pelo fato das locações serem perto de sua casa, e, assim, poderia trabalhar sem se afastar da família.

As filmagens começaram em meados de 1979. Porém, muitos problemas atingiram a equipe de produção: o principal deles era a falta de um roteiro pronto. Os roteiristas eram obrigados a reescrever cenas o tempo todo, o que afetou diretamente o trabalho dos atores, e a qualidade do filme. Outro problema foi o orçamento, antes modesto, e que acabou saindo do controle com a adição de grandes efeitos especiais, campanhas publicitárias excessivas (antes mesmo do término das filmagens) e a construção de um set que custou mais de $1 milhão.


Lançamento e recepção



Com o término das filmagens, começou-se um grande esquema publicitário, que envolveu desde programas especiais de Making Of sendo exibidos na TV, até lojas vendendo roupas inspiradas nos figurinos do filme. Porém, o que mais divulgou o filme foi sua trilha sonora, um grande sucesso na época.

O filme foi lançado nos EUA no dia 8 de agosto de 1980. Em seu primeiro final de semana, arrecadou $1,471,595, em 249 cinemas. Estima-se que o total da bilheteria, nos EUA, tenha sido de $22,762,571, contra um orçamento de pouco mais de $20,000,000. Ou seja, o filme, apesar de ter coberto seus custos, não deu grande lucro, nos EUA. Posteriormente, ao ser lançado no mercado de vídeo e, eventualmente, em DVD, rendeu mais $10,000,000 em locações e vendas.

Fora dos EUA, o filme teve resultados melhores. Fez boas bilheterias em países como Austrália, Japão, Alemanha e Brasil.

A crítica americana foi unânime ao classificar o filme como insosso, mal-dirigido e anêmico. O crítico Roger Ebert afirmou: "Xanadu é uma fantasia musical sem-graça e fraca, tão sem substância que constantemente evapora sob nossos olhos."

No entanto, com o passar do tempo, e com tudo relativo aos anos 80 voltando à moda, a crítica reconheceu o valor de Xanadu como entretenimento. O respeitado crítico James Berardinelli publicou uma crítica, 26 anos após a estréia do filme, dizendo que "Xanadu pode até não ter atingido as ambições originais de seu diretor mas, ao falhar tão espetacularmente, se tornou algo maior".


Status cult e trilha sonora



Após o fracasso do filme, pouco se falou sobre ele, até o início de um revival dos anos 80. A trilha sonora foi recuperada em festas do gênero, e o filme caiu no gosto de diversas tribos: a dos fãs de filmes trash (por trazer efeitos considerados bobocas para os dias de hoje), os fãs de camp films (por trazer atuações e roteiros exagerados), fãs dos anos 80 (por ser o grande marco do final da era disco, e antecipar a estética da década) e dos GLS (por trazer a cantora Olivia Newton-John no elenco e pela trilha sonora disco).

A trilha sonora de Xanadu foi um dos grandes sucessos musicais de 1980. Foram lançados 4 singles: Magic, Xanadu, Suddenly, e I'm Alive. Os dois primeiros foram enormes sucessos, enquanto os outros dois tiveram menor repercussão, ainda que bem sucedidos.

A trilha do filme foi composta por John Farrar e Jeff Lynne, e interpretada por Olivia Newton-John e pela banda Electric Light Orchestra. Uma das faixas, Dancin, traz participação da banda The Tubes. Whenever You're Away From Me traz um dueto entre Newton-John e Gene Kelly, e Suddenly' um dueto entre Newton-John e Cliff Richard.

Prêmios

Framboesa de Ouro
Pior diretor: Robert Greenwald - 1981

Indicações

Framboesa de Ouro

Pior filme: 1981
Pior ator: Michael Beck - 1981
Pior atriz: Olivia Newton-John - 1981
Pior roteiro: 1981
Pior canção original: 1981
Pior musical em nossos primeiros 25 anos: 2005

 Young Artist Awards

Melhor filme para entretenimento familiar: 1981
Melhor álbum musical para a família: 1981


Semana que vem Cineblog volta com um filme polêmico "Giselle".


SOBE O SOM ANTERIOR:

INSPETOR FAUSTÃO E O MALLANDRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ÓDIO EXPOSTO

E A IGNORÂNCIA Ó!!

2023