O CHORO


*Coluna publicada no Blog "Ouro de Tolo" em 04/11/2016

Essas últimas semanas não foram fáceis..O ano não vem sendo fácil, mas as últimas semanas foram demais.

Desde a madrugada de segunda para terça de 29 de novembro o clima está mais pesado, na semana do acontecido a impressão era que poderíamos cortar o ar com uma faca. As ruas ficaram mais quietas, as pessoas mais sérias.

Os sorrisos desapareceram.

O sorriso e a gargalhada são expressões das mais genuínas que o ser humano pratica, talvez as mais gostosas também quando são sinceras e poucas outras expressões são tão humanas quanto elas, mas tem sim uma que eu acho a mais humana. Talvez seja seu contraponto, antônimo ou mesmo complemento.

O choro.

Deus inventou essa Terra, assim pensam aqueles que creem, e todas as particularidades que aqui existem e quando o ser humano não atrapalha funcionam de uma forma maravilhosa há milhões de anos. Inventou também o ser humano com todas as suas nuances, sua ambição, força, inteligência, impetuosidade e lado aventureiro que é capaz de desbravar oceanos, curar doenças, sair do planeta e com seu lado ruim dizimar, escravizar, ser cruel. É incrível que um ser tão complexo tenha em seu momento de maior emoção líquido que saem dos olhos.

E esses líquidos tem saído bastante de nossos olhos.

Confesso que sou chorão e choro mais de emoção que de tristeza. Choro vendo um filme que emociona, uma música que me remete a um tempo, quando meu time é campeão, com fim de novela..A arte me emociona, o simples retrato de Chaplin já me faz lacrimejar. Como pode um homem que nos fez rir tanto com um personagem que nem precisava falar para conseguir tal feito nos fazer chorar? Porque retrata a beleza, a emoção e a beleza também me faz chorar como o amor faz. Acho que o amor, seja despedaçado ou florescendo, é o que me fez chorar mais até hoje.

Mas como a maioria dos homens seguro o choro em público, poucas pessoas me viram chorar até hoje e isso vem do machismo tão enraizado em nossa sociedade. Quem nunca ouviu a expressão "Homem não chora"? Chora sim, mas acaba tendo vergonha de seu choro, acha que é sinal de fraqueza, de pouca masculinidade e virilidade. Bobagem isso. O choro nada mais é que o desafogo da alma. As mulheres tem muito mais facilidade, lida muito melhor com o choro e nem por isso deixaram de ser o sexo forte.

Curioso ver como lidamos com coisas tão naturais do ser humano quanto a morte e o choro. Todo mundo vai morrer um dia, isso é inevitável, mas mesmo assim a sociedade ocidental vê a morte como um tabu, vemos algumas vezes até como punição o que é esquisito porque assim admitimos que todos nós seremos punidos um dia por algo de errado que nem sabemos o que é. Quem sou eu para querer ensinar algo a uma sociedade com valores tão antigos? Mas acho que o correto seria lidar com a morte como algo natural desde pequenos para assim aceitarmos melhor não só a morte de pessoas queridas como a nossa.

E com a morte vem o desespero, o choro que vem mesmo até com a morte de alguém com 90, 100 anos quando devíamos celebrar a vida de uma pessoa assim quando ela parte. Nós lidamos muito mal com a morte, o choro e o choro na hora da morte. Quando uma pessoa começa a chorar muito em um enterro costumam tirá-la do local como se fosse para preservá-las quando isso é errado. A pessoa tem que chorar, limpar a alma, chorar tudo o que tem que chorar para se sentir melhor.

Chorei muito na semanada queda do avião da Chapecoense como muita gente chorou e sabem de uma coisa? Cada vez que eu chorei nesse caso me senti melhor depois como todas as vezes que chorei na vida. Eu gosto de chorar, me faz bem. O choro é o alívio para uma angústia tão grande, o sofrimento tão intenso que só aquele ato é capaz de nos fazer melhorar.

Não devemos ter vergonha de chorar e sim orgulho de ainda termos capacidade de nos emocionar com algo. No dia que não chorarmos, não nos entristecermos, não nos comovermos mais é que a humanidade acabou.

Em uma obra de "engenharia" tão complexa quanto o universo e a vida o choro descer pela face ser a forma que Deus inventou para mostrar nossa emoção faz Dele além de nosso pai e criador um poeta.

É isso. O choro é a poesia de Deus.


Um sorriso com afeto para vocês.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA