O CLUBE DOS 12: SÃO CLEMENTE


Grêmio Recreativo Escola de Samba São Clemente (ou simplesmente São Clemente) é uma escola de samba brasileira da cidade do Rio de Janeiro, que foi idealizada e fundada por Ivo da Rocha Gomes, João Marinho e Aílton Teixeira.

Sua melhor colocação no Grupo Especial do Carnaval foi o 6° lugar em 1990.

A escola ao longo dos anos notabilizou-se pelos enredos cheios de bom humor e críticas sarcásticas aos mais diversos temas. A São Clemente também possui equipes de futebol de areia de várias categorias, sendo um dos poucos grandes times dessa modalidade a não pertencer ao eixo Copacabana-Leblon.

A sede da São Clemente como instituição sempre esteve no bairro de Botafogo, onde permanece até hoje, bairro este com o qual a agremiação possui profundas ligações. Porém atualmente a quadra para os ensaios da escola está localizada na Avenida Presidente Vargas, na Cidade Nova.

A partir de 1984, com a construção do sambódromo os desfiles da São Clemente passaram a acontecer na Passarela do Samba de onde nunca deixou de desfilar. Em 2015, a escola completou quinze participações entre as grandes escolas do primeiro grupo, sendo que, por cinco vezes consecutivamente.

A constante oscilação entre os principais grupos do carnaval lhe trouxe a alcunha de escola ioiô. Devido aos enredos panfletários da década de 80, a escola também ficou conhecida como o "PT do samba". Na atual década, no entanto, a escola vem tentando imprimir um novo estilo de fazer carnaval.


Um dos grandes nomes da escola é Renato de Almeida Gomes, filho do fundador. Renatinho, como é conhecido, participa ativamente dos desfiles da agremiação desde os dez anos de idade. Já participou da comissão de frente, da ala, foi diretor de bateria, batizada de "Bateria Fiel", durante 17 carnavais, diretor de esporte e vice-presidente até chegar a presidência em 2002. Na sua gestão, iniciada em 2002, a escola conquistou três dos seus cinco títulos, em 2003, 2007 e 2010.


Para 2016 renovou com a carnavalesca Rosa Magalhães que apresentou o enredo "Mais de Mil Palhaços no Salão" falando dos palhaços. Na apuração a escola ficou em 9° lugar.


Personalidades

Renato Gomes (Presidente)


Ricardo Gomes (Diretor de carnaval)


Rosa Magalhães (Carnavalesca)


Marquinhos Harmonia (Diretor de harmonia)


Leozinho Nunes (Intérprete)


Mestre Gil e Caliquinho (Mestres de bateria)


Sergio Lobato (Coreógrafo Comissão de frente)


Anos de destaque

Capitães do asfalto (1987)


E o samba sambou (1990)


A São Clemente falou e nada mudou nesse Brasil gigante (2001)


Boi voador sobre Recife: O cordel da galhofa nacional (2004)


Uma aventura musical na Sapucaí (2012)


A incrível história do homem que só tinha medo da Matinta Perera, da Tocandira e da Onça Pé de boi (2015)


Bem, aí está um pouco da história da São Clemente que desfilará em 2017 com este samba.


Semana que vem voltamos com Unidos de Vila Isabel.


O CLUBE DOS 12 ANTERIOR:

MOCIDADE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA