CINEBLOG: GHOST


Cineblog volta hoje com um dos filmes mais vistos dos anos 90. Uma história de amor que foi além da vida.

Cineblog orgulhosamente apresenta:


Ghost



Ghost (Ghost: Do Outro Lado da Vida (título no Brasil) ou O Espírito do Amor (título em Portugal)) é um filme norte-americano de 1990, do gênero drama e romance, dirigido por Jerry Zucker e com roteiro de Bruce Joel Rubin. O filme foi indicado a cinco Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora e Melhor Montagem, ganhou os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante para Whoopi Goldberg e Melhor Roteiro Original.


Sinopse



Sam Wheat (Patrick Swayze), um bancário, e Molly Jensen (Demi Moore), uma ceramista de talento, são um casal muito apaixonado. Recém-casados, se mudam para um apartamento em Nova York que acabaram de comprar. No trabalho, Sam descobre uma grande diferença em um par de contas bancárias. Desconfiado que há algum estelionatário desviando dinheiro do banco, ele confia em seu colega de trabalho, Carl Bruner (Tony Goldwyn), para investigar o assunto, já que o mesmo se ofereceu para a atividade. Com o tempo, vendo que o dinheiro da conta de um cliente continua a ser extorquido, passa a desconfiar de Carl, mas ainda não tem como provar suas suspeitas, e então Sam decide investigar os dados bancários e as contas de todos os clientes.

Mais tarde, naquela noite, Sam e Molly, após voltarem do cinema, são atacados por um bandido armado chamado Willie Lopez (Rick Aviles). Após anunciar o assalto, Molly se desespera. Sam entra em luta corporal com o bandido para proteger Molly, mas acaba assassinado com um tiro, e Molly fica em pânico. O espírito de Sam, ainda desorientado, tenta bater no bandido, mas fica em estado de choque ao ver seu corpo sem vida e estirado na calçada. Espíritos de luz tentam levá-lo, mas com medo e sem nada entender, recusa. Aos poucos, após acompanhar seu enterro, ele percebe que agora é um fantasma, cuja presença não pode ser vista ou ouvida, e fica muito atormentado, o que o faz chorar. Aproveitando-se desta nova realidade, decide investigar sobre o desvio da conta bancária, assunto que deixou pendente em vida, e descobre que Carl mandou assassiná-lo por medo de ser descoberto, e que ele é o estelionatário do banco que trabalhavam. Revoltado, promete vingança, e seu objetivo maior é proteger Molly.


Elenco



Ator                                  Personagem

Patrick Swayze            Sam Wheat
Demi Moore                  Molly Jensen
Whoopi Goldberg          Oda Mae Brown
Tony Goldwyn                  Carl Brunner
Rick Aviles                  Willie Lopez
Gail Boggs                  Irmã de Oda Mae Brown
Armelia McQueen          Irmã de Oda Mae Brown
Vincent Schiavelli          Fantasma do Metrô
Bruce Jarchow                  Lyle Ferguson
Stephen Root                  Sargento
Laura Drake                   Policial


Recepção



Ghost recebeu avaliações favoráveis ​​e teve uma aprovação de "81%" no Rotten Tomatoes.[2] Ele tem uma média de 53/100 no site Metacritic. O filme tem sido criticado por apresentar o estereótipo vodu negro com Oda Mae Brown. No entanto, apesar disso, o desempenho de Goldberg foi muito elogiado. Janet Maslin em sua revisão para o The New York Times comenta, "Ms. Goldberg interpreta um personagem de espanto, irritação e grande presente para voltar falar com o punho. Esta é uma daquelas raras ocasiões em que a inclassificável Sra. Goldberg encontrou um papel que realmente combina com ela, e ela faz mais do mesmo". Goldberg ganhou um Oscar, BAFTA e Globo de Ouro por sua performance.


Premiações



Oscar 1991 (Estados Unidos)

Melhor Filme Ghost Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Whoopi Goldberg Venceu
Melhor Roteiro Original Bruce Joel Rubin Venceu
Melhor Edição Walter Murch Indicado
Melhor Trilha Sonora Maurice Jarre Indicado

Prêmio Saturno 1991 (Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA)

Melhor Filme de Fantasia Ghost Venceu
Melhor Diretor Jerry Zucker Indicado
Melhor Atriz Demi Moore Venceu
Melhor Ator Coadjuvante Tony Goldwyn Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Whoopi Goldberg Venceu
Melhor Roteiro Bruce Joel Rubin Indicado
Melhor Música Maurice Jarre Indicado
Melhores Efeitos Sonoros Earle Smith Jr. Indicado

Academia Japonesa de Cinema 1991 (Japão)

1991 Melhor Filme Estrangeiro Ghost Venceu

BAFTA (Reino Unido)

Melhor Atriz Coadjuvante Whoopi Goldberg Venceu
Melhor Roteiro Original Bruce Joel Rubin Indicado
Melhor Maquiagem Aileen Josenwall Indicado
Melhores Efeitos Visuais Eric Stewart Indicado

Globo de Ouro 1991 (Estados Unidos)

Melhor Filme - Comédia ou Musical Ghost Indicado
Melhor Ator - Comédia ou Musical Patrick Swayze Indicado
Melhor Atriz - Comédia ou Musical Demi Moore Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante Whoopi Goldberg Venceu


Curiosidades



A atriz Meg Ryan recusou o papel de Molly. Nicole Kidman chegou a fazer testes para o papel. Molly Ringwald também fez um teste para o papel mas perdeu para Demi Moore;

Bruce Willis, que na época era marido de Demi Moore, recusou o papel de Sam, pois achava que o filme não daria certo. Outros grandes atores, como Tom Hanks, Tom Cruise e Nicolas Cage foram reprovados para interpretar Sam;

O Diretor Jerry Zucker havia trabalhado anteriormente em comédias malucas, como Apertem os cintos... o Piloto Sumiu!;

Whoopi Goldberg só participou do filme graças à insistência de Patrick Swayze. Graças à sua atuação em Ghost, ela ganhou posteriormente o Oscar de melhor atriz coadjuvante;

Por uma estranha e mórbida coincidência, o ator Vincent Schiavelli, que interpretou o fantasma do metrô, morreu de câncer aos 57 anos, assim como Swayze.

O filme foi exibido pela primeira vez na televisão aberta, na Rede Globo, em Tela Quente - Especial, em 27 de dezembro de 1993. A audiência do longa foi histórica: bateu os 56 pontos e chegou a superar os índices da novela das oito da época, Fera Ferida, que a antecedeu na programação. Ghost entrou para a história, uma vez que nenhum outro filme registrou tamanha audiência até então, e nem posteriormente não foi superada.


Cineblog volta em duas semanas com "Dirty Dancing".


CINEBLOG ANTERIOR:

O OLHO MÁGICO DO AMOR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA