TROCANDO EM VERSOS: FATUMBI (MEU CONCORRENTE)


Ainda nas comemorações da semana dos meus 20 anos do primeiro concurso de samba relembro meu primeiro samba concorrente para "Fatumbi, a Ilha de todos os Santos". Samba que compus sozinho.

FATUMBI - A ILHA DE TODOS OS SANTOS
Carnaval 1998
Concorrente Nº 48
Autor: Aloisio Villar

Ilha
Ilha de todos os Santos
Mostra hoje seus encantos
Aqui na Sapucaí
Francês, lutou pela igualdade
Exemplo de liberdade
Que saudades de ti Fatumbi
Navio negreiro chegou ao Brasil
Com um povo varonil
Nascia o afro brasileiro
Corpo acorrentado, mas na alma não tem algema
Miscigenação é o nosso lema
A África o seduziu, Jubiabá o encantou
Na Bahia ele aportou

Viveu na África se apaixonou pela Bahia
Filho de Mãe Senhora, Devoto de Mãe Menininha
Filho de Ifá, filho do destino
Percorreu um sublime caminho
Lutou por um sonho divino

Fez uma ponte cruzando todo atlântico
Aprendeu todos os cânticos
Virou Oju Oba no Candomblé
Fotografou, a beleza, a riqueza ele mostrou
Me conta o segredo meu Babalaô
O mundo vamos mudar com nossa fé
Pierre Verger, a Ilha desfila pra você
O Sol para todos nasceu
Sangue negro em sua veia correu
África na alma, Bahia no coração
Vamos todos celebrar nossa "União"

Canta meu amor, é dia de folia
Abre alas avenida para a escola simpatia 


TROCANDO EM VERSOS ANTERIOR:

UMA ESTRELA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2023

TER FILHOS...

14 ANOS COM ELA